top of page

Uso de moeda própria no campo de concentração de Theresienstadt (a partir da nota de 100 Kronen de 1943)

Atualizado: 11 de abr.

ree

Olá! Hoje falo-vos acerca desta nota muito interessante, mas, devido à grande quantidade de informação, tive que dividir a publicação em duas partes: uma parte sobre Terezín, e outra acerca da nota propriamente dita.




1ª Parte

Vista aérea de Theresienstadt
Vista aérea de Theresienstadt

Localizado a cerca de 60 km a norte de Praga, na actual Chéquia, Terezín foi um campo de concentração e gueto judaico estabelecido pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.


️Origem e Propósito


Este campo de concentração foi criado em 1941, no lugar de uma antiga fortaleza militar já existente (construída por ordem do imperador austríaco José II, entre 1780 e 1790), e serviu como ponto de passagem prévio para o campo de extermínio de Auschwitz. Também serviu como uma ferramenta de propaganda nazi para enganar o mundo sobre a forma como estes tratavam os judeus, apresentando-o como uma “colónia judaica modelo”.


População e Condições

Desenho feito por Bedrich Fritta enquanto estava no gueto de Terezín, tendo morrido posteriormente em Auschwitz
Desenho feito por Bedrich Fritta enquanto estava no gueto de Terezín, tendo morrido posteriormente em Auschwitz

Passaram por Terezín cerca de 152 mil judeus deportados de 53 nacionalidades diferentes. Morreram no gueto mais de 30 mil prisioneiros. Partiram de Terezín, para os campos de extermínio, cerca de 87 mil prisioneiros, dos quais apenas 3 mil regressaram. Um quarto dos prisioneiros do gueto morreu de doenças relacionadas com a falta de higiene e a desnutrição.


Propaganda Nazi


Em 1944, foi permitida uma visita da Cruz Vermelha Internacional a Terezín, e, para tal, foi feita uma limpeza e encenada uma falsa apresentação da vida no gueto (até foram instalados cafés), incluindo a produção de um filme de propaganda com o título “Der Führer schenkt den Juden eine Stadt” (O Führer oferece uma cidade aos judeus). Após a visita, muitos dos participantes no filme e na sua preparação foram deportados para Auschwitz.


Cultura e Arte


Muitos artistas, músicos, escritores e intelectuais estavam entre os prisioneiros, contribuindo assim para a existência de alguma atividade cultural, como, por exemplo, a representação da ópera infantil Brundibár, do compositor checo Hans Krasa.


Libertação e Consequências


Interior do crematório durante a conservação, 2005
Interior do crematório durante a conservação, 2005

Quando Terezín foi libertado pelo Exército Vermelho, em 18 de maio de 1945, ainda estavam lá detidos 6800 judeus.


Hoje, Terezín serve como um museu e memorial às suas vítimas.


Curiosidade: Durante a WW1 esteve preso naquela fortaleza Gavrilo Princip, autor do assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand da Áustria, e sua esposa, Sophie Chotek, em 28 junho 1914, evento que marcou o início da WW1.




2ª Parte

Anverso da nota (coleção pessoal)
Anverso da nota (coleção pessoal)

Esta nota foi criada pelos nazis para o campo de concentração de Theresienstadt, na atual República Checa.


A moeda foi confiscada dos prisioneiros e substituída por estes “vouchers”, que tinham valor unicamente dentro das fronteiras de Theresienstadt.


Este “voucher” fazia parte de uma elaborada ilusão para fazer Terezín parecer uma comunidade autónoma governada por princípios judaicos, na qual os trabalhadores eram pagos pelo seu trabalho, aparentando assim a existência de alguma economia local, tendo sido usados, portanto, maioritariamente, no contexto da visita da Cruz Vermelha em 1943.



Anverso

Moisés com os 10 Mandamentos
Moisés com os 10 Mandamentos

Foi desenhada por Peter Kien, poeta checoslovaco, artista e prisioneiro de Theresienstadt, que morreu posteriormente em Auschwitz.


Na frente da nota vemos um retrato de Moisés segurando as Tábuas da Lei com os 10 Mandamentos, escritos em Hebraico.


Cruz de David representada em cima do valor
Cruz de David representada em cima do valor

Quando Kien apresentou pela 1ª vez os seus projectos ao SS-Gruppenführer Reinhard Heydrich, eles foram rejeitados, pois mostravam Moisés com traços faciais demasiado ocidentais ("arianos"). As notas foram então modificadas para mostrar Moisés com características semíticas mais estereotipadas; o projecto era ir de encontro com a visão nazi da aparência judaica. O desenho final da nota apresenta Moisés com um nariz adunco e cabelo encaracolado.


Outro pedido de Heydrich foi que a mão de Moisés tivesse de cobrir o Sexto Mandamento (ou seja, "Não matarás" - לא ארצח - "lo tir-tzach").


Em ambos os lados vemos a Cruz de David representada em cima dos valores da nota.


Reverso

Reverso da nota (coleção pessoal)
Reverso da nota (coleção pessoal)

A nota foi impressa pelo Banco Nacional de Praga, e tem a data de 1 de janeiro de 1943. Está assinada por Jakob Edelstein, chefe do conselho de anciãos (Judenrat), «O Ancião dos Judeus em Terezín» (morreu posteriormente em Auschwitz), tendo sido emitida pelos próprios judeus dentro de Terezín (também parte da ilusão nazi de que os judeus é que governavam aquele local).

Assinatura de Jakob Edelstein
Assinatura de Jakob Edelstein

Dimensões: 150 X 75 mm



Conclusão


Concluindo, esta é uma nota de grande interesse histórico, representa a memória histórica de um dos tempos mais sombrios da história da humanidade, e também de como o papel-moeda pode ser usado para fins propagandísticos e iludir o mundo exterior acerca do que se passa atrás das barreiras.




Aviso:

Publicado apenas num contexto histórico e/ou educativo. Não envolve contexto político nem promove ideologias, uma vez que são intoleráveis aqui.

Kommentit


bottom of page